Sobre

Os cursos de design industrial da Universidade Beira Interior/UBI sofreram no ano de 2016 uma reestruturação. Se o design era já o foco, o projeto passou a ser o centro de todas as disciplinas, o que se reflete em mais créditos e horas de aula. A coordenação entre as disciplinas e a disciplina central de projeto é uma constante em todo o curso, atingindo o seu ponto mais intenso no 2º ciclo, no qual todas as disciplinas incluem conteúdos e um módulo de suporte aos projetos desenvolvidos.

A abordagem é fundamentalmente realista, dedicada ao design de produtos reais, sendo nos últimos anos do curso trabalhados em parceria com empresas nacionais, em alguns casos de escala industrial, noutros com o seu foco em pequenas séries e design de autor, sendo os projetos desenvolvidos desde a fase de visitas às fábricas até à seleção e produção.

Com base cultural e conceptual, baseados no estudo na história do design e crítica do design contemporâneo, o processo de projecto é tendencialmente clássico, da investigação ao esquisso de conceito, da maquetagem à modelação, da maquinagem digital à pós-produção.

Parceiros
Desde a sua restruturação, os cursos de design industrial têm trabalhado com as empresas:

 

Instalações
Com inúmeras salas de projecto, uma sala de projecto dedicada e permanentemente aberta aos alunos de mestrado, o curso conta ainda com duas oficinas de maquetagem e prototipagem manual totalmente equipadas, assim como com o apoio de um laboratório de fabricação digital equipado com a mais recente tecnologia.


Links úteis
1º ciclo design industrial
2º ciclo design industrial
Candidaturas ao 2º ciclo design industrial

Advertisements